Páginas

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Num tô intendeno...

Muita gente me pára na rua quando me encontram, o que é muito difícil, pois não tenho saído muito de casa, não vou quase a lugar algum, mas, me perguntam o porque de eu não escrever em meu blog sobre a política local, um dos assuntos que mais sou indagado pelas pessoas é a debandagem geral dos vereadores de oposição para a situação. Por mais que eu esteja informado do que está acontecendo na política de nossa cidade, confesso que não tenho entendido muito bem o porque da debandagem da oposição em apoio a situação, claro que a 'lógica imoral' implica estar sempre perto do "poder" a qualquer custo. E é essa ídéia que talvez tenha imperado. Dos vereadores que ali estão, se recordarem bem de 'situação' autêntica mesmo, só existe o 'Brabo', que sempre esteve filiado ao PV local e saiu do partido apenas por ordem da sua igreja para o partido que ela fundou, dois são basicamente oposicionistas, Leila foi eleita na oposição e é a única com coragem suficiente e discernimento para fazer uma oposição inteligente e consciente, mas está sozinha. Cirineu eleito na oposição, e no meu modo de entender, por tantos pedidos de vista nos projetos vindos do executivo, prova ter conhecimento da matéria apenas no dia da votação, isso acaba desmerecendo sua forma de se posicionar, mas continua com suas origens eleitorais, e isso é bom, Davi eleito pela oposição, conserva suas origens eleitorais se mantém firme, acredito ter até cautela demais poderia defender mais, ascender mais, é eloquente, bem articulado, falta no meu modo de pensar ser mais incisivo, os demais, foram todos eleitos ou já disputaram eleições com outras lideranças políticas que não essas daí, perderam suas raízes oposicionistas e de certa forma, ficam desfigurados de suas características que os trouxeram ao legislativo, pois nem a fiscalização das contas públicas o fazem, muito pelo contrário 'aprovam' as contas 'reprovadas' do prefeito pelo tribunal de contas. É o velho 'conchavo' político, 'me dê isso aqui, que eu voto nisso aí', representar o povo torna-se mero acaso.
O próprio governo municipal ficou 'desfigurado', a vice fez por três anos oposição ferrenha ao prefeito, criticou sua postura imperativa, e hoje faz parte daquilo que tanto criticou, ou mudou alguma coisa e eu não estou sabendo? Se posicionou contra o uso de carro oficial, e ela mesma hoje tem um só pra ela, e muito melhor que o dele, no meu entender 'vice-prefeito' não é cargo, é 'expectativa de cargo', suplência. Em campanha lembro-me que fora prometido em palanque pelo prefeito reeleito que sua vice administraria a cidade enquanto estivesse fora em viagens de interesse municipal, e vemos justamente o contrário, os "dois" vão juntos às 'tais' viagens e a cidade continua 'ao léu' . Inclusive,  esta semana, recebi no meu trabalho, duas críticas de 'maus-tratos' no posto de saúde, onde foram intensificadas as ações de trabalho da citada.

Quando você se identifica e vota em um candidato ou partido, aquilo para o eleitor é quase como torcer pra um time de futebol, existiram os 'waldemaristas', 'serratistas' etc. E isso traz identidade ao candidato, esse "muda-muda" atrapalha a cabeça do eleitor, geralmente em cidade pequena como a nossa, não existe muito o que dizer, todo mundo conhece todo mundo e conservar suas origens é uma forma de se manter eleitoralmente, vim daquilo que é convencionado como 'situação' estava ao lado de Neguito e Jardel, tínhamos um plano de governo escrito a 'quatro mãos' e isso me obrigou a ser seu maior cobrador. Neguito saneou as contas da prefeitura, conseguiu 'economizar' praticamente dois meses de arrecadação, infelizmente naquela época não tinha como captar recursos do governo estadual como do federal, pois era necessário regularizar a situação da prefeitura que não tinha evidentemente mais crédito junto as demais esferas governamentais. Contas saneadas pelo Neguito, crédito em dia, era necessário cumprir o que o próprio Neguito prometera em campanha, e o primeiro ato do vice depois do falecimento do prefeito, foi retirar a equipe que fazia calçadas para a população mais carente, idéia do Neguito e 'símbolo' de sua administração. Aí meus amigos, não entendi nada! Próximo passo das orientações, passadas para o vice, foram de asfaltar todo o centro da cidade, porque se todos lembram o Neguito ganhou a eleição por prometer tirar os 'paralelepípedos' do centro, e isso não foi feito, e olha que tinha recurso próprio pra isso, no caixa da prefeitura foram 'poupados' quase três milhões de reais', por essas pisadas da língua do finado Neguito, e diversos 'chutes', sim 'chutes', porque em nunca vi em toda história dessa cidade, sujeito mais arrogante e sem educação que esse rapaz, que tem por 'hobby' "tirar" as pessoas, e isso faz com maestria, por essas e outras razões deixei claro a toda população meu afastamento do governo municipal, arrisquei, deixei minhas raízes, fiz uma coisa que nunca tinha acontecido na história política de Pirajuí, um político deixar a situação e passar a oposicionar, cobrar mais empenho do governo, paguei pelo meu ônus, sofri 'duas' oposições, na prefeitura e na câmara. Mas, isso não me abateu nem me abaterá, a política corre em minhas veias, estou como um 'urso' de garras 'bem afiadas' apenas hibernando, aproveitando o meu precioso tempo para efetivar meu bacharelado em Direito e cuidando de minha família. Me aguardem, a 'onda verde' com certeza virá afogando o imperativismo fazendo voltar em Pirajuí o respeito às pessoas, principalmente às menos favorecidas...abraços a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário