Páginas

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Enfim... o Sertões da Noroeste

Para os amigos que pediram para eu partilhar com eles o Livro "Sertões da Noroeste" - Edgard Lage de Andrade, que tem uma história ("além do conteúdo do livro, é claro") interessante, um amigo encontrou por duas vezes este livro, a primeira vez no porão de uma casa exposto a ratos e outras infestações, levou o livro e o entregou onde achou de direito, a antiga biblioteca municipal,que por sua vez em uma de suas 'faxinas' dispensou o livro em um tambor de lixo, ocasião que este amigo estava passando e o encontrou novamente, quis então o destino que este livro fosse por duas vezes 'encontrado' pelo Raza.

Quando em meu mandato de vereador, fui procurado por ele, que me disse ter um tesouro em suas mãos... me apresentando o tal livro, disse que quereria que este exemplar tão desprezado ficasse nas mãos de uma pessoa que amava nossa cidade e sua história, e coube a mim ser o 'guardião do livro' e assim por exatos sete anos está sendo feito.

Esse livro já foi matéria de blogs e sites e ninguém acredita que estou com esse exemplar raro. Guardo-o comigo até achar uma entidade: museu, ou semelhante, que condicione o livro onde possam manusear com o máximo de cuidado,já que tal exemplar tem aproximadamente setenta anos, e não pode ser prejudicado pelo oleosidade da pele, etc.

Vocês irão notar algumas anotações à tinta e outra coisas como uma digitalização um pouco 'mal feita', explico por ser um livro muito antigo, com o ph do papel bem mudado (foi feita uma higienização pelo casal Cássio Cardoso de Mello e Rejane Busch,e não uma restauração que seria dito por eles algo mais apropriado) não quis forçar muito para digitalizar, mas...enfim, estou disponibilizando por aqui no Coluna Verde, que demorou um pouco aguardando por uma impressora com escaneador que agora foi disponibilizada e adquirida.

Grande abraço e curtam a leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário