O número de usuários que se queixam sobre as questões de privacidade no Facebook aumenta a cada dia. Porém, esses mesmos usuários precisam conhecer o mínimo das opções disponíveis nas configurações da rede social para proteger os seus dados.
Veja abaixo sete recursos de segurança nativos do Facebook, que você precisa conhecer (e utilizar).
1. Autenticações sociais
Se você se conectou ao Facebook e alguém que está do outro lado do mundo tenta fazer o login com o mesmo nome de usuário e senha, esse alguém será forçado a olhar para um conjunto de imagens e identificar os nomes das pessoas exibidas. O Facebook é capaz de identificar um comportamento anormal em sua conta, e usa suas autenticações sociais para se certificar que sua conta não será invadida, mesmo se alguém conseguir o seu nome de usuário e senha do serviço.
2. HTTPS em tempo integral
Se você já pagou por algum produto ou serviço online, você pode ter observado que o começo da URL da página é composta por "https://", certo? Esse "s" significa que o computador está se comunicando com o site através de um código ou conexão segura, o que significa que ninguém pode roubar as suas informações confidenciais durante a conclusão da compra. OFacebook permite que você navegue no modo HTTPS o tempo todo. Basta você ir nas configurações de segurança e marcar a opção correspondente à navegação pelo Facebook em uma conexão segura (HTTPS) quando possível. É recomendado que você utilize essa opção ao utilizar o Facebook em uma rede de WiFi pública.
3. Proteção contra um software malicioso
Se a sua conta foi vítima de um malware, o Facebook vai bloquear a sua conta temporariamente, e realizar uma varredura em seus dados, eliminando as possíveis ameaças.
4. "Anjos da guarda"
O Facebook permite que você selecione até cinco amigos para que eles possam te ajudar a recuperar o controle de sua conta no Facebook em casos críticos, como perda de senha e impossibilidade de acesso ao e-mail. Nessas situações, você pode contactar um de seus "amigos de confiança", e ele vai te informar o que é necessário para que você consiga se conectar na sua conta novamente.
5. Logout remoto
Você já usou o Facebook em um dos computadores de seus familiares e não tem certeza se estava ou não desconectado do Facebook? Basta ir até a página de segurança em suas configurações de conta. Lá, você poderá ver uma lista de "seções ativas", e poderá encerrar cada uma delas, de acordo com sua necessidade.
6. Seção temporária
Se você está usando um computador público, e quer ter certeza de que este computador não vai armazenar suas informações de login e senha, o Facebook pode te enviar uma senha temporária, que é válida por 20 minutos. Basta você enviar uma mensagem de texto do seu celular para o número 32665, com a mensagem "opt".
7. Scanner de remoção do Clickjacking
De acordo com o Facebook, veremos cada vez mais golpes do tipo "clickjacking" na rede. Umclickjacking é quando um link malicioso se disfarça de um link confiável, induzindo o usuário ao erro, e expondo o mesmo aos malwares e pragas virtuais. São mais de 230 milhões de ações maliciosas por dia no Facebook, e algumas das instruções acima, apesar de rudimentares, podem te ajudar a proteger dessas ameaças.
A lista de recursos de segurança do Facebook é extensa, indo muito além de apenas sete recursos, o que mostra que o Facebook ao menos se esforça para apresentar uma preocupação com os seus usuários, apesar das diversas queixas sobre a privacidade do serviço.
Eduardo Moreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário